quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Tipos de Condicionamento Aeróbio!

Existem vários tipos de condicionamento aeróbico comumente usados em grupos ou em exercícios individuais  A forma mais comum de treinamento aeróbico é o treinamento continuo. Treinamentos intervalados e em circuito também estão se tornando populares como formas de treinamento. Os três tipos de treinamento aeróbico podem ser usados para um programa de exercício diversificado.

Treinamento Continuo: Esse treinamento lembra a curva de um sino. Depois do aquecimento, um nível de treinamento relativamente constante é mantido para a série de exercícios, dentro de um período de tempo determinado. A maioria dos programas de treinamento em grupo utilizam o treinamento continuo. 












Treinamento Intervalado: consiste de estímulos fortes com intervalos para recuperação. O objetivo da maioria das aulas intervaladas é a ocorrência de intervalos fáceis e difíceis dentro da zona alvo recomendada. Em sua maioria, as aulas intervaladas, realizadas dentro dos limite recomendados, podem ser muito intensas, principalmente para o sistema cardiovascular. Alguns programas intervalados incluem series abaixo do limite minimo para incluir abaixo do limite minimo para incluir os iniciantes. Alguns iniciantes não suportam o treinamento continuo dentro da faixa de treinamento, mas conseguem realizar pequenos intervalos acima ou abaixo da faixa de treinamento, de maneira confortável. O treinamento intervalado diversifica a atividade física. 













Treinamento em circuito: o treinamento em circuito geralmente é feito em forma de estação de exercício  As estações podem ser todas de natureza aeróbica, de treinamento de força e resistência muscular, ou uma mistura dos dois. É comum o uso de equipamentos auxiliares. alguns circuitos são planejados para provocar a reação do sistema cardiorrespiratório, outros para alterar o trabalho aeróbico com o de resistência muscular. Os circuito podem ser planejados de diversas formas, oferecendo a diversidade do treinamento cruzado para qualquer programa de exercício.
      Muitos professores usam a criatividade e introduzem diferentes métodos de treinamento em suas aulas, para diversificá-las e para manter o interesse dos alunos. Os treinamentos em circuito e intervalados tem um sentido diferente, em comparação ao treinamento continuo, podendo representar um trabalho bastante desafiador. Utilizar o treinamento intervalado por dez minutos, durante a parte da aula que estimula o sistema cardiorrespiratório, ou utilizar o treinamento em circuito, durante a parte da aula em que se trabalha a resistência muscular, não só é divertido para os alunos, como também amplia as habilidades do Professor.


Digitado por Prof. PAULO ROCHA
Fonte: Manual do Profissional de FITNESS AQUÁTICO 5ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

;